terça-feira, 5 de novembro de 2019

Dirigentes de cooperativas buscam apoio político na Assembléia Legislativa



Paulo Franqueira, Joel Pedreira e João Miguel de Lima

Na busca de apoio político para encontrar soluções frente aos atrasos de repasses para o Programa Minha Casa, Minha Vida, o coordenador do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG, Paulo Franqueira e o diretor administrativo do Condomínio Residencial VIVER COOMETAL, João Miguel de Lima, se reuniram com Joel Pedreira, chefe de gabinete do deputado estadual tenente-coronel Zucco (PSL). A reunião aconteceu na manhã da terça-feira, dia 15, na Assembleia Legislativa.

Os representantes das cooperativas habitacionais foram apresentar os projetos de moradia que estão envolvidos, convidar o parlamentar para visitar os canteiros de obras em Viamão e falar do Fórum Estadual das Entidades e Gestores Públicos, do qual fazem parte. Os dois empreendimentos no Caminho do Meio, em Viamão, possuem 400 casas sendo erguidas (COOHAHIG) e 440 (COOMETAL). No Estado, são 25 projetos voltados à faixa da população de baixa renda.

Joel Pedreira solicitou a Franqueira e João Miguel que eles enviem todas as informações que dispõem sobre as tratativas feitas até agora com autoridades políticas e administrativas para o deputado Zucco ter conhecimento completo do problema e da situação sobre o Minha Casa, Minha Vida no Estado. A intenção é que esse material seja encaminhado ao deputado federal Sanderson Federal (PSL), do mesmo partido de Zucco e que pode ser aliado em Brasília nos pleitos das cooperativas habitacionais.

A ida ao tenente coronel Zucco faz parte da iniciativa das entidades que compõem o Fórum das Entidades e dos Gestores Públicos em buscar apoio político em nível estadual e federal, para a solução da crise que atinge o programa habitacional do governo, voltado para a população de baixa renda. Outras ações como essas deverão continuar. A intenção principal é sensibilizar os deputados da bancada federal gaúcha para garantirem no orçamento de 2020 dinheiro para o Programa Minha Casa, Minha Vida.


quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Participantes das próximas reuniões da cooperativa, dias 26 e 27, verão novidades no canteiro de obras









Quem for ao canteiro de obras do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG no próximo sábado e domingo, dias 26 e 27, participar das reuniões mensais da cooperativa terá novidades para ver, quando for a hora da visita guiada que sempre acontece. Mais paredes estão sendo levantadas, mais casas ganham telhados e são finalizadas reboco, esperas elétricas e hidráulicas.

Tudo isso poderá ser conferido com detalhes e tempo, como fez a equipe da coordenação do projeto, Paulo Franqueira, Cristina Lessa e Miriam Alves na manhã dessa quinta-feira, dia 24.




Segundo Rafael dos Santos, da equipe de Engenharia do empreendimento, na atualidade há 14 casas encaminhadas e com essas tarefas prontas, das 28 casas previstas para esse primeiro período de obras. Na segunda etapa será posto o gesso interno, já se podendo ter uma noção de como ficará a casa internamente e deve acontecer também o início das primeiras aberturas.

A casa modelo que está sendo erguida tem prazo de finalização no dia 20 de novembro, mas Rafael Alves considera que é possível que ela seja concluída antes dessa data.


Nessa quinta-feira, esteve visitando o canteiro de obras, Ricardo F, da RF Vidros, de Viamão, que trabalha com vidros temperados e comuns. Sua empresa pode ser parceira da COOHAGIG na montagem da casa modelo, assim como há empresa de móvel também contatada para a mesma finalidade.

A intenção da coordenação da cooperativa é que na conclusão da casa modelo ela já esteja decorada e que as pessoas possam ter uma ideia mais próxima possível do espaço que vão morar.



terça-feira, 22 de outubro de 2019

Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG se integra à Frente Parlamentar pela Duplicação do Caminho do Meio.






COOHAGIG NEWS: O coordenador, Paulo Franqueira, e os integrantes do Técnico Social, Cristina Lessa e Sérgio Magnam, do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG participaram na segunda-feira, dia 21, da cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar da Duplicação do Caminho do Meio. O evento foi realizado na Escola Estadual e Básica Almirante Bacelar, Av. Protásio Alves, 13097 - Passo Dornelles, local próximo à divisa entre Porto Alegre, Alvorada e Viamão.


O condomínio da COOHAGIG se localiza no Caminho do Meio, com sua futura população, 400 famílias, diretamente afetadas pelo o ocorre diariamente nessa via rodoviária, de cerca de 20 km, que sofre com os constantes engarrafamentos, um fluxo de automóveis estimados em mais de sete mil/dia, além da falta de sinalização viária, desníveis na pista, falta de iluminação e a desqualificação do sistema de transporte público e de outros equipamentos.



A Frente Parlamentar proposta pela deputada estadual (PT), Sofia Cavedon, busca integrar parlamentares de níveis, municipal estadual e federal, de todas as representações políticas. Além de entidades como cooperativas habitacionais, associações populares e de representantes dos projetos habitacionais privados que existem na região.

Convite aos jovens

Em sua intervenção, Paulo Franqueira, começou convidando os jovens, maioria estudantes, presente à cerimônia, para que eles tragam essa causa para seus interesses, “ comprem essa causa, renovem essa luta, porque ela é fundamental para o futuro”, destacou.


O coordenador da COOHAGIG destacou também que além dos problemas viários citados pelos oradores da cerimônia que o antecederam, há que se estar atento também às responsabilidades ambientais que os moradores da região convivem.
“Ao nosso empreendimento, de 400 habitações de cunho social, se junta ao da Cooperativa Coometal, de 446 unidades, trazendo uma importante mudança nesse trajeto rodoviário. São cerca de três mil pessoas que passarão a morar no local, além dos de outros empreendimentos. Estamos interessados nessa discussão, aceitamos essa tarefa, estamos para somar nessa luta. E que em um futuro próximo nós possamos receber na área ambiental que temos, de sete hectares, as visitas de moradores, de educadores e outros interessados. Faremos parte da comunidade com muito orgulho.”


Participação política

Paulo Franqueira concluiu sua fala fazendo uma referência à participação de agentes políticos na Frente Parlamentar pela Duplicação do Caminho do Meio:

“Somos muito agradecidos às autoridades municipais dos três municípios, Porto Alegre, Alvorada e Viamão, cada um em sua ajuda específica. Graças a essa parceria que estamos aqui hoje. Estamos vendo que as pessoas estão superando as diferenças políticas em busca de um objetivo comum. Está na hora de se fazer isso com mais afinco, com mais seriedade e responsabilidade, como acontece aqui. Está nascendo uma semente que vai dar fruto melhor do que deu lá trás. Porque está se envolvendo vários partidos, várias cores com o mesmo interesse. Que vai nos fazer bem  sucedidos.”


terça-feira, 15 de outubro de 2019

Cooperados contribuem para a segurança do canteiro de obras e se confraternizam aos domingos




Como vem ocorrendo aos domingos, por questão de segurança do local, no dia 13 de outubro, domingo passado, um grupo de cooperados, titulares e suplentes, esteve no canteiro de obras do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG.
Cooperados aguardam momento da visita guiada para ver as casas

O coordenador do empreendimento, Paulo Franqueira, falou do evento:

“Todo domingo a gente continua fazendo o mesmo trabalho, abrindo o canteiro para a visitação dos cooperados, dos associados, titulares e suplentes, para seus parentes, amigos, das sete da manhã às sete da noite. No sábado não é necessário, já que tem obras.
Ao mesmo tempo nesse período de domingo acontece uma série de atividades como roda de conversa informativa, onde se explica de como as coisas estão nesse momento e para onde vai a obra. É feita também uma visitação às construções das casas. A pessoa aí tem um tempo real do que está sendo feito. Ele consegue enxergar ali quantas casas tem com reboco, quantas com telhados, com oitões, ou seja, com as tarefas que estão em andamento. Se tem uma noção exata do que acontece a cada semana.  Ele enxerga uma coisa em uma semana e na outra quando voltar já tem outra. Outro panorama, outro visual, porque a obra é contínua, ela não para”, afirma Franqueira.

Cooperadas levam mudas e vasos para ajudar na preservação da natureza
Oficina de culinária ministrada pela cooperada Fátima Farias

Essa movimentação de canteiro garante segurança ao local. Garante que os donos do empreendimento, que são os associados da cooperativa, e mais o corpo administrativo, deem conta desse vácuo de segurança que existe aos domingos. “De uma forma saudável, amiga, com grande confraternização, já que as pessoas estão afinando seus laços de amizade, companheirismo e convivência. Para isso ser exercitado depois, quando forem morar no condomínio”, conta o coordenador do projeto.


Almoço coletivo faz parte das atividades do domingo.

É importante lembrar que todo domingo tem um almoço coletivo, em que as pessoas levam os alimentos, e é um dos pontos altos da atividade, mas não é obrigatório se participar dele. “A pessoa pode ir lá na parte da manhã e da tarde, não precisa ficar o dia inteiro. Importante é visitar o canteiro nesse dia, conferir o andamento dos trabalhos, perguntar e tirar dúvidas. Isso tem sido um ganho para as relações entre os cooperados e os administradores. Não fica pergunta sem resposta”, conclui Paulo Franqueira.

Assim, quem não visitou o canteiro de obras fica convidado a não perder a oportunidade. E quem já foi deve voltar, porque sempre há novidades.

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Obras são retomadas e corpo técnico social e administrativo se atualiza sobre trabalhos no canteiro da COOHAGIG

Os trabalhos no canteiro de obras do Condomínio Residencial VIVER COOHAGIG, com construção de casas para 400 famílias, foram retomados há 10 dias. Eles ocorrem em um ritmo menor do que antes de sua total interrupção, mas de forma contínua. Segundo o coordenador do condomínio, Paulo Franqueira, é o que dá para fazer diante da diminuição de recursos financeiros que a Caixa Econômica Federal está repassando, a mando do governo federal, para o Programa Minha Casa Minha, Vida, faixa 1.










Nessa quarta-feira o grupo do corpo técnico social e administrativo da cooperativa esteve no canteiro de obras. Foi se para se atualizar em relação aos trabalhos e manter contato com os trabalhadores das construtoras, explicando a eles o planejamento para a continuidade das obras e qual o perfil dos futuros moradores da casa.





Como vem ocorrendo nos últimos domingos, o canteiro de obras estará aberto à visitas no próximo domingo, dia 13 . A ação visa manter o local ocupado nesse dia da semana e proporcionar aos cooperados uma oportunidade de se atualizar sobre os trabalhos, estreitar os laços de conhecimento entre os futuros vizinhos e trocar ideias e momentos de lazer entre a comunidade do condomínio.



As próximas reuniões ordinárias da cooperativa serão nos dias 26 e 27 de outubro, sábado e domingo,...+.+.+.+.+.+.+.+...............